Chris Redfield – protagonista de peso deve continuar nas sequências de Resident Evil?



Chris Redfield está para Resident Evil assim como Ryu está para Street Fighter. Não é de hoje que jogos criam ícones entre seus personagens, tanto que quando o personagem sai da história isso gera um buraco enorme não apenas no coração dos fãs como no próprio roteiro que passa a ser “julgado” pelos admiradores de tal jogo daquele ponto em que o personagem deixou a história em diante. Exemplos clássicos de personagens que surgiram “depois” de criada uma franquia e que conquistaram seu espaço são Zero, da franquia Megaman e Iori Yagami, de The King of Fighters. O primeiro surgiu no nono jogo da saga e depois disso se manteve presente em todos os demais jogos, chegando a protagonizar quatro jogos solo e ser o visual predominante na última saga, Megaman ZX. Zero ficou tão popular que o número de fãs que ganhou compete e até mesmo passa o número de fãs do bom e velho Rock em alguns aspectos. Já Iori Yagami surgiu como uma espécie de arqui-inimigo do protagonista da franquia The King of Fighters no segundo jogo da série e não mais saiu também, tendo inclusive sua participação garantida em outros jogos como SNK vs Capcom, além de mais de uma versão de si mesmo no mesmo jogo. O visual gótico, a personalidade arrogante e sombria e o estilo anti-herói do personagem lhe renderam milhares de fãs pelo mundo todo também, quase alcançando o número de fãs de Terry Bogard e Kyo Kusanagi no Japão.
Mesmo assim há ainda aqueles personagens que simplesmente conquistam seu espaço na história de um determinado jogo. É o caso de Ryu de Street Fighter, que é sempre o destaque de todos os jogos da linha e também o próprio garoto propaganda da Capcom. Ryu é um nome tão poderoso que ele apareceu até em Varth, que é um jogo de nave vertical da Capcom. Mesmo com as mudanças de história principal, reboots e tudo mais, Ryu sempre está lá. Ken, seu melhor amigo e rival já não acompanha a mesma fama como rival entre os fãs, lembrando que em Marvel vs Capcom, Ryu era capaz de “encarnar” os poderes de Ken ou Akuma (o que é praticamente tudo a mesma coisa) e Ken não estava presente (devido à limitação de personagens possíveis, Ken ficou de fora na seleção final e Ryu o homenageou usando seu Fire Shoryuken).
Chris vem quase no mesmo embalo de Ryu, o mesmo protagonizou o primeiro jogo da franquia Resident Evil, saiu brevemente e retornou em mais títulos do que a maioria. No início Chris era membro dos S.T.A.R.S., uma espécie de S.W.A.T. de Raccoon. Posteriormente o herói reaparece em RE: Code Veronica ainda com a jaqueta dos S.T.A.R.S. mesmo depois do fim de Raccoon. Após o conflito com Wesker e de ser, diga-se de passagem massacrado, o herói sumiu e voltou novamente como um dos fundadores da B.S.A.A., o maior grupo mencionado na luta contra o bioterrorismo na franquia. Além de ser apresentado em uma missão na África, onde o mesmo resgata sua parceira Jill de seu arqui-inimigo Wesker e o mata definitivamente, o soldado ainda reaparece em RE: Revelations batalhando ao lado de Jessica e Jill pela B.S.A.A. E também protagoniza o último jogo da saga ao lado do novo parceiro Piers, onde vive a campanha mais emocionante de todas (embora Piers roube a cena com seus atos no final). Pelo mundo todo o personagem tem uma leva de milhares de fãs, o que parece ter também entre os produtores e roteiristas dentro da própria Capcom, considerando o capricho visual e a importância que sempre tem (nem me surpreenderia se o visse novamente entre os protagonistas de Resident Evil 7), mas há também a lista de críticos que argumentam que o jogo precisa de novos protagonistas encabeçando o roteiro principal da franquia.


Muitos dizem que Chris deveria sair da linha de frente das batalhas e assumir o comando da B.S.A.A. de dentro, cuidando das coisas nos bastidores das batalhas, outros dizem que devido à personalidade do herói é mais fácil que ele morra honrado e heroico na frente de batalha que desista da luta para se tornar um burocrata. Alguns outros ainda dizem que ele e Jill deveriam assumir um romance entre os dois e seguir com suas vidas. Mas quem aí acredita realmente que Chris se aposentaria e desistiria do combate à essa altura do campeonato?
Acho que muito poucos creem realmente que o personagem saia de linha tão facilmente. Eu particularmente o imagino ao menos nas cutscenes de Resident Evil 7, embora isso não seja uma necessidade dependendo do roteiro que for usado. Em minha opinião pessoal acredito que se Chris for jogável em Resident Evil 7 as críticas irão bombardear vindo dos fãs de outros personagens que não retornaram ao passo que o mesmo está sempre ali na ativa. Gosto sim do personagem e não quero que ele saia ou morra heroicamente como muitos desejam, na verdade nem me importo se ele estiver de volta no próximo jogo (até curtiria a ideia), mas creio que para a franquia isso poderá gerar mais críticas do que elogios. Antes que comecem a citar Claire como protagonista argumentando que ela é uma personagem esquecida e que deveria ser reaproveitada e reinserida na história, é bom lembrar que nenhum personagem em Resident Evil é totalmente o principal, todos podem ser descartados a qualquer momento e isso aparentemente já aconteceu com Claire há muito tempo. Entre os heróis recentes apresentados, Chris e Leon surgem como protagonistas mais pelo número de fãs que tem do que por serem indispensáveis (e mais uma vez eu digo sobre os fãs de ambos os personagens dentro da empresa, pois Claire tem claramente milhares de fãs pelo mundo também, mas isso não importa para os roteiristas na Capcom que adoram a arte de ignorá-la). Jill e Claire vem na lista e a própria Jill conquistou o público em Revelations, mas é bom lembrar que Chris estava lá também.
Ficam várias perguntas no ar. Chris deveria continuar nos holofotes? Outros personagens antigos deveriam reaparecer? Ou a franquia teria mais chances de retornar ao sucesso de antes com protagonistas e histórias inéditas? Por enquanto os fãs podem apenas torcer, já que Resident Evil 7 ainda não foi sequer divulgado, mas uma coisa é certa, a possibilidade de soldado veterano Chris Redfield retornar não é totalmente descartável.

Dan Yukari – Administrador do Blog.